O Concerto da Lona Preta



O trabalho aborda alguns aspectos da complexa e diversificada linguagem musical, bem como, da sofisticada arte da “palhaçaria”. Em cena, músicos/palhaços se desdobram para a execução de um amplo e variado repertorio, que abrange arranjos musicais concernentes às manifestações populares, eruditas e popularescas (no que concerne a execução das músicas que são produtos da indústria cultural, os atores/dramaturgos tem a preocupação de recriar os símbolos já amplamente divulgados e banalizados pela forte presença da indústria de massa).
Nossa pesquisa prima pelo som e pela execução do som, bem como pelos desdobramentos cômicos daí decorrentes. A partir de um longo processo, criamos, adaptamos e recriamos diversos jogos de cena com o intuito de trilhar dois caminhos, opostos, mas necessariamente complementares: por um lado, optamos pela primazia da execução musical, tendo como foco o minucioso aprofundamento nos processos de composição, estudos teóricos e praticas de conjunto; por outro lado, num processo paralelo, trabalhamos com jogos de “palhaçaria”. Aqui, o palhaço (esse ser que não se adequa e que descontrói, sistematicamente, a precisão, as regras bem definidas, as convenções) destrói o rigor necessário da execução musical e o ritual formalista da, quase, totalidade dos concertos de música erudita. 

Sinopse:

O Concerto da Lona Preta” é um espetáculo inspirado na tradição circense e em músicas que fazem parte do imaginário popular. Cinco músicos, ou melhor, cinco palhaços tentam de forma divertida executar um concerto musical com um amplo e variado repertorio, que abrange arranjos musicais concernentes às manifestações populares, eruditas e popularescas.

 Ficha Técnica:
Direção: Sergio Carozzi
Elenco: Alexandre Matos, Elias Costa, Joel Carozzi, Sergio Carozzi e Wellington Bernado.
Figurinos: O Grupo
Produção: Henrique Alonso









3 comentários:

  1. vale a pena assistir.... incrível
    édison - catanduva/sp

    ResponderExcluir
  2. vale a pena assistir.... incrível
    édison - catanduva/sp

    ResponderExcluir
  3. Apresentação magistral neste final de semana em Itapira-SP.Valeu a pena.

    ResponderExcluir